google-site-verification: google130657470c23369f.html"

Tempero no Forte – De Arembepe a Porto de Sauípe. Venha conhecer as belezas e a gastronomia do Litoral Norte da Bahia

img1

Tempero no Forte – De Arembepe a Porto de Sauípe. Venha conhecer as belezas e a gastronomia do Litoral Norte da Bahia

O Festival Tempero no Forte é realizado há 11 anos em Praia do Forte e localidades do Litoral Norte, da Bahia, um dos lugares mais paradisíacos do mundo, repleto de belezas naturais e uma infraestrutura local que proporciona aos visitantes lazer e aconchego.

 

Comemorar 11 anos e ver a cultura gastronômica crescer, não só na Vila de Praia do Forte, mas também, em localidades próximas, no Litoral Norte, nos dá a certeza de ter contribuído para todo esse movimento a favor da boa gastronomia.

 

O Tempero no Forte reúne além dos restaurantes de Praia do Forte, estabelecimentos de Arembepe até Porto de Sauípe. Localidades que conquistaram um público apreciador da boa comida e do atendimento com muita personalidade. Daqueles lugares que só comentamos com os amigos que queremos ver lá.

 

Confira cada uma das localidades participantes do nosso Festival 2016 e saiba por quê o Litoral Norte da Bahia é o lugar certo para boa comida, diversão e arte.

arembepe

Arembepe

Arembepe fica a 30 km de Salvador, em direção ao norte. É possível se chegar lá pela Linha Verde, estrada que liga Salvador a Aracaju.
42 km de areia, mar e sol durante o ano inteiro formam o visual paradisíaco de Arembepe. Abrigando a maior aldeia hippie do Brasil, a cidade também é conhecida pelos esforços em preservar a natureza local. Sua beleza já encantou personalidades como Janis Joplin e os Novos Baianos, que lá fizeram longas estadas durante os anos 60 do século XX. Várias cabanas rústicas se espalham por uma área cercada pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos recifes da praia. A praia, além de possuir águas cristalinas, também abriga uma das mais importantes iniciativas de proteção ambiental do Brasil, o Projeto Tamar, com áreas cercadas para proteção aos ovos das tartarugas marinhas. O passeio até Arembepe vale a pena, tanto pelo clima de paz, quanto pelas diferentes opções de lazer que o lugar oferece. Mas ir em Arembepe e não conhecer a gastronomia regional de pescados do Restaurante Mar Aberto e do Restaurante da Coló, não tem a mínima graça. Você tem que experimentar também o famoso Beiju com Tudo Dentro. E se quiser relaxar em um ambiente sofisticado com gastronomia de primeira, é na Pousada A Capela que sua experiência em Arembepe vai ser completa

barra-do-jacuipe

Barra do Jacuípe

Situada a 58 Km de Salvador, a área abrange um povoado do mesmo nome, onde residem pescadores e pessoas que trabalham na região.. Jacuípe é muito procurada para o veraneio, já que possui muitas casas em condomínios bem estruturados. O encontro do Rio Jacuípe com o mar proporciona uma das mais belas paisagens do Litoral Norte. Dunas, coqueiral nativo, arrecifes e praias tranquilas completam os atrativos. Uma paisagem deslumbrante, principalmente ao pôr-do-sol. As águas tranquilas do rio são o palco perfeito para esportes aquáticos e é frequente a presença de jet-skis em suas águas. A pesca também é uma prática assídua ali. No pequeno porto é possível alugar uma canoa para passear no rio ou simplesmente fazer a travessia até uma ilha deserta, formada pelos rios Capivara, Jacuípe e pelo mar.

 

Mas se deseja um lugar aconchegante com excelente gastronomia, não deixe de conhecer o Empório Jacuipe e experimentar as criações do Chef pernambucano, que se apaixonou pelo Litoral, Patricio de Oliveira. Vale a pena!

porto-do-sauipe

Porto de Sauípe

Porto de Sauípe, pertence ao Município de Entre Rios, que está inserido numa área de proteção ambiental. Entre Porto de Sauípe e Massarandupió existem grandes dunas de areia branca que chamam a atenção de aventureiros e praticantes de stand boarding. Alguns coqueiros enormes compõem a paisagem, assim como a vegetação nativa e o mar azul.

 

Em Porto de Sauípe, encontram-se praias com mar aberto muito propícias para a prática de surf e outros esportes aquáticos. Após a praia de Ilha Bela existe o encontro do Rio Sauípe com o mar, o que torna o lugar muito procurado por turistas que querem relaxar nas barracas de praia e se banharem no rio. Mas quando chegar lá, não deixe de experimentar a galinha caipira do Restaurante Panela de Barro e a deliciosa comida caseira do Tempero de Mainha. Certeza que você vai gostar.

praia-do-forte

Praia do Forte

Antigo vilarejo de pescadores, com belas praias, piscinas naturais, coqueirais, lagoas, cachoeiras, trilhas e reservas ecológicas, Praia do Forte é um destino imperdível para quem vai fazer turismo na Bahia. A charmosa Vila repleta de belas lojas, cafés, bares e restaurantes é o principal point para os visitantes que chegam de diversas partes do mundo o ano inteiro.

 

Localizada na Costa dos Coqueiros, a 56 km do Aeroporto Internacional de Salvador e a 80 km do Centro Histórico de Salvador, Praia do Forte possui uma excelente infraestrutura que permite acomodar bem seus ilustres visitantes. Sua estrutura hoteleira é excelente, com mais de 2 mil leitos que vai desde resorts a hotéis e pousadas de alta categoria, além dos albergues, campings, flats, casas e apartamentos para alugar. Possui uma gastronomia da melhor qualidade, lojas de grife, história marcante, cultura forte, passeios ecológicos e muito esporte radical.

 

O lugar possui um charme especial onde o rústico combina com o sofisticado criando um clima de verão que encanta visitantes durante o ano inteiro. Além de desfrutarem das belezas de um lugar tropical, os turistas têm a sua disposição uma excelente infraestrutura completa de lazer, serviços e produtos. Praia do Forte é pura diversidade. O diferencial é que na Vila não transitam carros, só bicicletas e as famosas bicitáxi. Isso sem falar na hospitalidade do morador chamado de “nativo”. Este sim o seu maior patrimônio.